PERÍCIA

“Aeronave perdeu altura subitamente”, diz Cenipa sobre queda em Vinhedo

“No trajeto entre Cascavel, PR, e Guarulhos, SP, a aeronave perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo”, diz o trecho de informe do Centro

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou, nesta segunda-feira (12), que o avião da VoePass (Passaredo) que caiu em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9), “perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo”. A informação é da perícia inicial realizada no local.

“No trajeto entre Cascavel, PR, e Guarulhos, SP, a aeronave perdeu altura subitamente e colidiu contra o solo”, diz o trecho. Ao todo, morreram as 62 pessoas que estavam a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.

No domingo (11), o Cenipa conseguiu recuperar os dados das caixas-pretas do avião. Hoje, uma das teses da investigação é que o acidente ocorreu por formação de gelo nas asas.

Outra é que a aeronave estava com resquícios de danos causados em março deste ano por um “tailstrike” (batida da cauda dele na pista). Há, ainda, a possibilidade de um problema no ar condicionado do avião, prejudicando a refrigeração.

A Força Aérea Brasileira (FAB) disse, em nota, que as investigações continuam em fase inicial. Agora, ocorrerá a análise dos dados recolhidos, mais “o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”.

LEIA MAIS:

Acidente aéreo em Vinhedo: veja o que já se sabe