Tragédia

Aeroporto fechado tem efeito devastador para economia no RS, diz especialista

Voos estão paralisados no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após desastre causado por enchentes

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, inundado (Foto: Reprodução)

(Folhapress) O impacto do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é “devastador” ou “extremamente forte” para atividades econômicas no Rio Grande do Sul, avalia Luiz Afonso Senna, professor da Escola de Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e doutor na área de transportes.

O terminal interrompeu pousos e decolagens na sexta-feira (3), em razão das inundações causadas pelas tempestades que devastam o estado.

A concessionária Fraport Brasil, responsável pelo aeroporto, indicou na segunda (6) que ainda não há uma data prevista para a reabertura, mas companhias aéreas como Latam e Gol já anunciaram a suspensão de voos até 30 de maio na capital gaúcha. O Salgado Filho está alagado.

“Na realidade, o impacto é devastador, é extremamente forte na economia e em atividades em geral. O Salgado Filho é um hub, o último grande aeroporto do país com mais conexões”, afirma Senna, em referência à localização próxima de países como ArgentinaChile e Uruguai.

Segundo o especialista, em termos econômicos, um dos efeitos mais dramáticos do fechamento do terminal é o prejuízo a atividades turísticas no Rio Grande do Sul.

Ele cita a barreira à chegada de visitantes que, após o desembarque em Porto Alegre, costumam se deslocar a municípios da serra gaúcha, como Gramado e Canela.

Senna diz que o fechamento do aeroporto, se durar cerca de um mês, coloca em xeque uma parcela importante da receita do turismo no ano.

Outro reflexo negativo, aponta o professor, é a interrupção do fluxo aéreo de insumos e de parte das exportações em setores como a indústria gaúcha.

“O impacto econômico não se restringe a Porto Alegre. Afeta a indústria, as várias cadeias produtivas do estado”, declara.

O professor ressalta que o fechamento do Salgado Filho também prejudica o fluxo de especialistas na área de saúde que chegam e saem da capital gaúcha pelo aeroporto. A cidade é conhecida por reunir instituições relevantes no setor.

De acordo com Senna, aeroportos regionais, com infraestrutura reduzida, passaram a registrar fluxo maior de aeronaves nos últimos dias, mas em razão principalmente da chegada de doações e equipes de apoio ao estado. Ele cita os terminais de cidades como Passo Fundo e Caxias do Sul.

“São aeroportos menores, e a capacidade de atendimento [a passageiros] é mais limitada. Não são aeroportos internacionais, como o Salgado Filho. Os aviões de pousos e decolagens são mais limitados”, afirma.

O especialista diz não ver um grande risco de sobrecarga de passageiros em aeroportos como o de Florianópolis (SC) a partir do fechamento do Salgado Filho.

Com os impactos da enchente histórica em Porto Alegre, uma opção que passou a ser cogitada por viajantes é o deslocamento rodoviário até a capital catarinense, de onde é possível pegar voos para outras regiões.

Para Senna, esse caminho tende a ser buscado somente por pessoas com necessidade extrema de viagens em meio ao desastre no Rio Grande do Sul.

Além de fechar o Salgado Filho, a tragédia climática também provocou estragos em rodovias e arrancou pontes no interior do estado.

“Acredito que uma parte pequena de pessoas, com necessidade absurda de viajar, vai procurar Florianópolis ou, eventualmente, Curitiba. Não acho que a gente vai ver filas monstruosas em Florianópolis, por exemplo”, afirma.

A concessionária Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto da capital catarinense, declara que, do ponto de vista de infraestrutura, o terminal tem capacidade para atender o dobro da demanda atual.

Para esta terça (7), estavam previstos dois voos extras de Florianópolis a Viracopos, no estado de São Paulo. Eles são operados pela Azul para passageiros que saíram de Porto Alegre e que decidiram se deslocar por Santa Catarina, diz a Zurich.

A concessionária afirmou, ainda, que as companhias aéreas estão reforçando o efetivo para auxiliar no atendimento aos passageiros e disponibilizando ônibus diariamente de Florianópolis para Porto Alegre. Segundo a Zurich, a Latam e a Gol oferecem dois ônibus por dia, e a Azul, uma viagem diária. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com cada companhia.