Saúde

AIDS: cientistas de aproximam da cura

Pesquisadores de Londres podem ter conseguido eliminar qualquer traço do vírus em testes

Cientistas do Reino Unido podem ter conseguido eliminar todos os traços do vírus HIV em um paciente de 44 anos que faz parte dos testes de um novo tratamento experimental. Segundo o Sunday Times, o tratamento consiste em uma vacina que ajuda o sistema imunológico a identificar células contaminadas mais um remédio para ativar células infectadas dormentes.

 

Depois disso, o próprio sistema imunológico elimina o vírus como uma doença mais simples. O paciente é o primeiro a completar o teste composto por 50 pessoas. Os pesquisadores fazem questão de destacar que ainda serão necessários meses para que todos terminem e mais meses para confirmar que a doença não retornou.

 

E de qualquer forma o experimento e o acompanhamento ainda irão seguir por cinco anos antes que os cientistas se deem por satisfeitos. O mais promissor da pesquisa é que, se for bem-sucedida de fato, será uma forma muito mais simples, direta e barata de estabelecer uma cura do que outras linhas de pesquisa atualmente em desenvolvimento.