Alpinista nepalês escala o Everest pela 26ª vez e bate o próprio recorde mundial
Kami Rita Sherpa, de 52 anos, chegou neste sábado ao topo da montanha de 8.849 metros
O alpinista nepalês escalou o Monte Everest pela 26ª vez e quebrou o próprio recorde, que havia sido estabelecido no ano passado. Kami Rita Sherpa, de 52 anos, chegou ao topo da montanha, de 8.849 metros, neste sábado.
Sherpa trabalha como guia e levou consigo outros dez alpinistas nesta última escalada.
— Kami Rita quebrou seu próprio recorde e estabeleceu um novo recorde mundial na escalada — disse o diretor-geral do Departamento de Turismo da capital Katmandu, Taranath Adhikari.
Ver esta publicação no Instagram
A rota de escalada usada por Kami Rita foi iniciada pelo neozelandês Sir Edmund Hillary e pelo nepalês Tenzing Norgay, em 1953. Até hoje ela permanece como a mais popular.
Neste ano , o Nepal emitiu 316 licenças para escalar o Everest na alta temporada, que vai até maio. O número é inferior às 408 do ano passado, a mais alta de todos os tempos.
Mortes
O Monte Everest foi escalado 10.657 vezes desde que os primeiros alpinistas chegaram a seu topo, em 1953, tanto do lado nepalês quanto do tibetano. Ao todo, 311 pessoas morreram até agora, de acordo com o banco de dados do Himalaia.
A última morte foi confirmada neste domingo. As autoridades nepalesas informaram que o alpinista russo Pavel Kostrikin morreu no acampamento I do Monte Everest. Trata-se do primeiro óbito de um estrangeiro nesta temporada de escalada.
— O alpinista russo adoeceu no Acampamento II e morreu depois de ser levado para o Acampamento I — disse Bhishma Kumar Bhattarai, funcionário do Departamento de Turismo do Nepal.
O acampamento II na rota normal do cume sudeste no Everest está localizado a uma altura de cerca de 6.400 metros.