O governador Marconi Perillo realizou na manhã desta terça-feira, dia 10, reunião de trabalho com representantes de sete secretarias para definir ações que transformem Alto Paraíso, localizada no Nordeste Goiano, na primeira cidade sustentável do Brasil. As ações serão viabilizadas dentro de 17 objetivos já preestabelecidos e vão desde o incentivo ao uso e à produção de bens, à energia solar e também a programas na área de educação e saúde local.
O lançamento oficial do programa está previsto para o dia 9 de junho. Marconi frisou considerar importante a definição das metas e primordial o seu cumprimento pelo secretariado. “Alto Paraíso é uma cidade conceituada no mundo todo. Precisamos de ações voltadas para o fomento da economia criativa, de proteção ao meio ambiente e promoção de melhorias sociais. Isso é desenvolvimento sustentável”, disse.
Marconi lembrou que a proposta de transformar a cidade, considerada a principal porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, numa referência em sustentabilidade, teve início há cerca de seis meses, durante encontro com o líder espiritual humanitário Sri Prem Baba. Os 17 objetivos já pré-definidos são globais. Entre eles estão: Produção e Consumo Sustentável, Proteção do Clima, Saneamento, Paz e Justiça.
Ações
Já entre as ações que vão integrar cada um dos objetivos estão a construção de um centro cultural e um centro de pesquisa agrícola; expansão da rede de saneamento e água encanada; duplicação, com ciclovia, da rodovia que liga a cidade a Formoso; crédito para o fomento de projetos de economia solidária. Todas as ações que vão integrar o projeto serão apresentadas durante o lançamento oficial do programa.
O secretário Vilmar Rocha lembrou a vocação para o turismo da cidade. “Todas estas medidas, além de melhorarem a qualidade de vida dos moradores de Alto Paraíso, vão impactar no aumento do turismo da região. Nós sabemos que o turismo tem grande força e movimenta toda a cadeia produtiva de uma cidade. Alto Paraíso é uma cidade diferenciada”, disse.