Educação

Aluno da rede estadual apresenta projeto científico em Fórum internacional de Londres

Gabriel Lemos Gomes desenvolveu pesquisa sobre forma alternativa alimentar com base em insetos

O aluno Gabriel Lemos Gomes, do Colégio Estadual de Tempo Integral Levindo Borba, localizado em Rubiataba, está em Londres, onde participa do London International Youth Science Forum (LIYSF), que reúne mais de 500 jovens cientistas de 75 países. O estudante da rede pública estadual de Goiás apresenta o projeto que trata de uma forma alternativa alimentar com base em insetos.

O projeto ‘Avaliação da Aceitabilidade Cultural de uma Forma Alternativa Alimentar com Base em Insetos’ foi desenvolvido durante a disciplina de Iniciação Científica, ministrada pelo professor Matheus Fernando da Silva, que acompanha o aluno em Londres. Também fazem parte da delegação o pai do estudante, Luciano Gomes, que financiou a própria viagem e o Coordenador de Área e Intérprete da Língua Inglesa, José Carlo Moura de Goiás, disponibilizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

O projeto, que já havia sido apresentado na edição 2016 do fórum, na Costa Rica, também foi selecionado pelo Programa Jovens Inovadores – de Incentivo à Ciência, à Tecnologia e à Inovação do Programa Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC) – para integrar a delegação brasileira no Encuentro Internacional Ondas Yo Amo La Ciencia 2017, que será realizado de 28 a 30 de setembro, em Bogotá, na Colômbia.

Em todas as viagens, inclusive a próxima para a Colômbia, a Seduce presta todo apoio logístico aos alunos e professores. “Nós estamos muito felizes em ter estudantes cheios de talento. É uma honra esse reconhecimento do nosso trabalho e esforço. Isso nos motiva a crescer mais. Nós agradecemos à professora Raquel Teixeira pelo apoio, à coordenadora regional de Rubiataba, Márcia Fernandes Teixeira e Silva que endossou todos os nossos pedidos, e aos familiares que abraçaram essa causa”, disse a diretora do colégio, Sirley Amaral.

LIYSF

É um evento que conta com palestras e demonstrações de cientistas, visitas a centros de pesquisa, instituições científicas e organizações, incluindo laboratórios mundiais e universidades. O LIYSF envolve 500 jovens de 16 a 21 anos de idade de mais de 75 países participantes.

Fundado em 1959, o LIYSF tem como objetivo dar uma visão mais profunda da ciência e suas aplicações em benefício de toda a humanidade e desenvolver uma maior compreensão entre os jovens de todas as nações.