Alunos da rede estadual devem confirmar matrícula nesta semana
Processo deve ser feito exclusivamente pela internet. Quem tiver dificuldade pode procurar posto de atendimento
Alunos da rede estadual de educação precisam realizar confirmação de suas matrículas entre esta segunda-feira (15) e a próxima sexta-feira (19). Para realizar o procedimento, o estudante que já solicitou vaga deve acessar o endereço www.matricula.go.gov.br, onde será informado em qual das três opções, escolhidas anteriormente, a vaga foi disponibilizada. A busca pelo cadastro pode ser feita por número de solicitação ou por dados pessoais. As aulas terão início na próxima segunda-feira (22).
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), todo o processo de solicitação de matrículas foi informatizado e o serviço deve ser feito exclusivamente pela internet. Segundo a gerente de Avaliação da Rede Escolar Márcia Carvalho, uma das responsáveis pelo processo de matrículas, o sistema inclui escolas regulares e de período integral, tanto do Ensino Fundamental como Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com os dados da escola em mãos, o estudante, acompanhado de um responsável, deve comparecer à instituição de ensino com documentos pessoais para efetivar a matrícula. “Para realizar matrículas em escolas militares e conveniadas, interessados devem ir diretamente à instituição de ensino”.
Quem tiver dificuldades para realizar o procedimento ou não tiver acesso à internet pode procurar auxílio em um posto de atendimento, ou seja, em qualquer escola da rede estadual. “Não precisa ser a escola onde quer solicitar vaga. Pode ser em qualquer uma, entre as 8h e as 18h, respeitando o horário de almoço dos servidores, que é entre as 12h e as 14h”.
Perdeu o prazo?
Estudantes novatos que perderam prazo para solicitar vagas na rede pública estadual na internet podem procurar a escola de interesse diretamente também a partir da próxima segunda-feira (22). Segundo Márcia, nesse caso, não há prazo limite para busca de vagas. “Pela lei, o aluno pode procurar vagas para se matricular a qualquer momento, embora esteja sujeito a disponibilidade de vagas nas unidades, perda de conteúdo e faltas. Mesmo assim, o melhor é não perder tempo, procure a escola o mais rápido possível”.
Caso a unidade educacional possua vaga, o aluno deve apresentar Registro de Nascimento, comprovante de endereço com validade de até três meses, CPF do aluno ou do responsável, bem como informar a série e turnos pretendidos. A apresentação de histórico escolar e/ou declaração de última série cursada pode ser feita após a matrícula. O período de solicitação de vagas para alunos novatos, de acordo com a secretaria, teve início no dia 27 de novembro e foi concluído no dia 29 de dezembro do ano passado.