Amazonas confirma mais dois casos de reinfecção por nova cepa de coronavírus
De acordo com o sequenciamento genético feito pela Fiocruz Amazônia, a variante identificada foi a P1, registrada inicialmente no Japão
A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) confirmou nesta terça-feira (9) que foram registrados mais dois casos de reinfecção por uma nova variante do coronavírus no estado. Com estes, já foram registrados três casos no Amazonas.
De acordo com o sequenciamento genético feito pela Fiocruz Amazônia (Fundação Oswaldo Cruz), a variante identificada foi a P1, registrada inicialmente no Japão.
Em todos os casos identificados até agora no Amazonas de segunda infecção pela doença, as pacientes já receberam alta médica e não tiveram complicações causadas pela covid-19. A FVS-AM ainda aguarda o resultado de outros 12 casos que estão sendo investigados.
A primeira notificação de reinfecção confirmada hoje é de uma mulher, de 50 anos, que testou positivo para covid-19 nos dias 19 de outubro de 2020 e 19 de janeiro de 2021. O segundo caso é de uma mulher, de 40 anos, que teve a primeira infecção por SARS-CoV-2 no dia 22 de abril de 2020, e a segunda infecção no dia 29 de janeiro de 2021.
No dia 13 de janeiro deste ano, havia sido confirmada a reinfecção em uma mulher de 30 anos.
Para que seja confirmada a reinfecção, a FVS esclarece que é necessário que o paciente obtenha resultado positivo em dois exames do tipo RT-PCR, com intervalo de 90 dias entre uma infecção e outra.
A FVS-AM também informou que hoje, após a confirmação destes dois casos, emitiu alerta ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), do Ministério da Saúde.