//
Os rumores eram verdade. A Consumer Electronics Show (CES) acabou de começar em Las Vegas (EUA) e a fabricante AMD já revelou sua nova linha de placas de vídeo de alta performance. Chamada Polaris, esta nova unidade de processamento gráfico trabalha com uma arquitetura menor e mais eficiente que todas as unidades atualmente no mercado da própria AMD e também do que a principal concorrente, a Nvidia, que vai ter que correr atrás do prejuízo. Em sua apresentação, a empresa rodou comparativamente o jogo Star Wars Battlefront em uma nova placa Polaris e em sua placa GTX 950.
O resultado foi impressionante: a nova placa consumiu 86 watts contra 140 da GTX. A fabricante promete um resultado de “nova geração” sendo a nova geração só deve chegar em uns cinco anos. Não foram divulgadas muitas informações, mas segundo o Gamespot, o Digital Trends e outros sites especializados, os conferencistas presentes ficaram impressionados. “Estamos muito felizes com ela porque ela traz muito mais poder de forma muito mais econômica para computadores, consoles e realidade virtual”, disse Raja Koduri, arquiteto chefe da AMD, em vídeo exibido no evento.
Em termos práticos, isso deve melhorar o rendimento do seu PC para jogos, especialmente na questão de frames por segundo e melhorar o desempenho em alta resolução no caso de monitores 4K ou 1080p. E é claro, existe a questão do tamanho: a linha Polaris de GPU de 14 nanômetros (nm), uma miniaturização significativa em comparação a maior parte das placas atualmente no mercado, de 28 nm. A AMD não divulgou quantos produtos serão lançados na primeira geração da Polaris nem suas especificações, mas prometeu lançar a linha até a metade do ano.