POLÊMICA

Ananda critica pedido de desculpas de Ana Paula Minerato: ‘Show de coitadismo’

Em entrevista, Ananda criticou o pedido de desculpas de Minerato, dizendo que a máscara da influenciadora caiu

Cantora Ananda e influneciadora Ana Paula Minerato (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
Cantora Ananda e influneciadora Ana Paula Minerato (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, se manifestou publicamente a respeito do vídeo em que Ana Paula Minerato, ex-participante de “A Fazenda”, pediu desculpas após a divulgação de seus áudios racistas. Em entrevista ao jornal O Globo (29), Ananda criticou a publicação da modelo, acusando-a de fazer um “show de coitadismo” ao tentar se isentar de responsabilidade, culpando o ex-namorado, KT Gomez, pelo vazamento dos áudios.

Ana Paula Minerato pediu desculpas pelo ataque racista contra a cantora em uma live no Instagram na terça-feira (26). No vídeo, de quase cinco minutos, Minerato chorou e confirmou a autoria dos áudios racistas. Ela também falou sobre ter vivido um relacionamento tóxico e abusivo com o rapper KT Gomez. Após ser criticada, a modelo excluiu o vídeo.

Ananda destacou que, embora o Minerato tenha se mostrado arrependida, as ofensas feitas nos áudios não a afetaram apenas pessoalmente, mas feriram uma comunidade inteira. “Ela não me ofendeu. Ela feriu uma comunidade que é morta pela cor de sua pele, não se trata apenas de mim”, declarou a cantora.

Ananda também declarou preocupação com a possibilidade de Minerato não ser punida, devido à impunidade histórica dos crimes de racismo no Brasil. “Espero que a justiça seja feita. As pessoas querem ela presa, mas, pela impunidade acerca desses crimes de racismo, pode ser que não seja. Precisamos entender de que forma ela vai pagar. Não tem desculpa para crime”, disse a cantora.

A confusão envolvendo Minerato começou quando áudios da modelo, gravados em setembro deste ano, vazaram nas redes sociais. Nos áudios, Minerato faz comentários racistas sobre Ananda, em uma conversa com KT Gomez. Em seu pedido de desculpas, a ex-Fazenda apareceu emocionada, mas Ananda não hesitou em afirmar que a modelo estava apenas “chorando” para se livrar da situação, dizendo que “a máscara caiu”.

Ananda também esclareceu sua relação com KT Gomez, com quem teve um breve envolvimento após o término conturbado dele com Minerato. A cantora enfatizou que não foi responsável pela traição, como insinuada pela modelo.

Após o escândalo, Minerato foi desligada do Grupo Bandeirantes, onde tinha um programa de rádio, e da Gaviões da Fiel, escola de samba na qual era musa há 25 anos. Nas redes sociais, alguns internautas sugerem que Ananda seja convidada pela agremiação para assumir um posto no Carnaval 2025, como uma resposta à situação. A cantora, por sua vez, afirmou que aceitou o convite, visto que o Carnaval é um movimento fortemente influenciado pela comunidade negra, e que Minerato estava se aproveitando dessa cultura enquanto manifestava seu ódio racial.

Ananda, que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro, segue instruído por justiça no caso e critica a tentativa de Minerato de minimizar o impacto de suas palavras. Ela deixou claro que o verdadeiro problema não é apenas uma ofensa dirigida a ela, mas uma perpetuação do racismo e do ódio contra a população negra.