Tempo seco

Animais do zoológico ganham tratamento especial no calor

Os bichos também sofrem com a baixa umidade do ar. Nesta época do ano, eles ganham picolés de frutas e de sangue, no caso dos carnívoros

Os animais também sentem os efeitos do calor intenso e baixa umidade relativa do ar. Pensando nisso, o Zoológico de Goiânia já tem preparado um cronograma especial para esta época do ano.

Segundo o diretor do Parque Zoológico, Rafael Cupertino, a água dos animais é trocada todos os dias. Os recintos possuem ainda mangueira externa que ajuda a molhar e manter a temperatura das plantas. “Depois do almoço são ligados os aspersores para umidificar o ambiente e os animais podem ainda tomar banho de mangueira, atividade preferida de Robinho, o urso”, conta o diretor.

Macacos-aranha-de-testa-branca se divertem com os picolés de fruta. (Foto: Juliana França)

De acordo com Gisele Silva, veterinária do zoológico há sete anos, no tempo seco a alimentação dos animais é balanceada com uma maior quantidade de frutas, por serem alimentos ricos em água. “Três vezes por semana os animais também podem se refrescar com picolé, de fruta, para os primatas, e de sangue, para os carnívoros, como Juma, a onça”, explica Gisele.

Os macacos-aranha-de-testa-branca, que ficam na ilha, preferem picolés de coco ou de banana com mel.

 

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lôbo