A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreendeu na tarde desta sexta-feira (17/6), em Vila Propício, interior de Goiás, quatro ônibus interestaduais irregulares que transportavam passageiros para o Maranhão. A ação foi desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, que deteve foragidos da Justiça que estavam em um dos veículos.
Segundo a coordenadora de Fiscalização da ANTT, Suzeane Soares da Silva, a inteligência do órgão já estava fazendo o trabalho de acompanhamento desses ônibus. Els saíram de Brasília e passaram por municípios como Águas Lindas e Padre Bernardo antes de chegarem à BR-414, em Vila Propício, onde foram abordados.
De acordo com ela, em casos como esse os veículos permanecem apreendidos pelo prazo de 72h, podendo se estender a 144h em casos de reincidência. A multa pelo transporte irregular de passageiros pode chegar a R$ 6.097.
“Além desses quatro veículos estarem irregulares, eles estavam em situação precária, com vidros trincados, pneus carecas e tacógrafos sem aferição”, destaca Suzeane. Segundo ela, os proprietários dos ônibus ficam responsabilizados por garantir o transporte legal dos passageiros.
A coordenadora ressalta que aqueles que pretendem fazer uma viagem de ônibus interestadual podem verificar a situação dos ônibus e companhias pelo próprio site da ANTT.