RODOVIAS

ANTT aprova edital de concessão da BR-040 entre Cristalina e Belo Horizonte

Estão previstos R$ 12 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão para o trecho de 594,8 Km

BR-040 (Foto ilustrativa: Arquivo - Governo Federal)

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na última quarta-feira (29), o edital de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e Cristalina (GO). O edital será publicado no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (3), com previsão de leilão para 26 de setembro.

Estão previstos R$ 12 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão para o trecho de 594,8 Km.

Segundo a ANTT, é o segundo passo para resolver a administração de um trecho rodoviário atualmente concedido a outra empresa e em processo de devolução. A BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina é hoje gerida pela Via 040, que se limita à manutenção e operação essencial da rodovia. O primeiro trecho da BR-040, entre BH e Juiz de Fora, foi leiloado em abril, marcando o primeiro passo desse processo.

Melhorias

Entre as melhorias estão previstos 9,9 km de duplicação, 342,864 km de faixas adicionais, a implantação de 61,6 km de vias marginais, uma correção de traçado, cinco passagens subterrâneas e 34 passarelas. Além disso, também faz parte do planejamento a instalação de 272 pontos de ônibus, 18 passagens de fauna, 226 acessos ao trecho e dois pontos de parada e descanso (PPD) para os transportadores de carga.

Na proposta, por se tratar de uma via em fase de relicitação, o edital prevê a transição operacional entre a operadora atual, Via 040, e a futura concessionária. Para isso, a nova concessionária deverá apresentar um plano de transição para garantir a continuidade dos serviços.

Frentes de Recuperação

A nova concessionária deverá realizar melhorias emergenciais no primeiro ano, incluindo a correção de pavimento, eliminação de buracos e recomposição da sinalização.

Além dessa recuperação inicial, a nova concessão trará a incorporação de tecnologias inovadoras. Dentre as novidades previstas, estão a instalação de um sistema avançado de monitoramento, incluindo 228 câmeras de monitoramento, 20 delas dedicadas às passarelas, análise de tráfego, 28 painéis de mensagem entre fixos e móveis, além de detecção automática de incidentes.