SAÚDE

Anvisa cria grupo de emergência para monitorar ações referentes à Mpox

Na quinta-feira (15), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a aquisição de 25 mil doses da vacina contra a doença

Aparecida de Goiânia lidera casos de Mpox em Goiás
Aparecida de Goiânia lidera casos de Mpox em Goiás (Foto: Débora F. Barreto-Vieira - Fiocruz)

Brasília (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um grupo de Emergência em Saúde Pública para conduzir e monitorar as ações referentes à Mpox. Ele terá prazo de duração indeterminado.

Na quinta-feira (15), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a aquisição de 25 mil doses da vacina contra Mpox com a Organização Pan-Americana de Saúde.

A ministra informou que ainda não há previsão de teste rápido para a doença, apenas diagnósticos em laboratório. No momento, 27 laboratórios estaduais são capazes de ofertar o serviço.

Na quarta-feira (14), a OMS declarou a Mpox uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos, após um surto da infecção viral na República Democrática do Congo que se espalhou para países vizinhos.

Trindade reforçou a declaração feita na quarta de que a emergência em saúde pública global “não é motivo de alarme e sim de alerta”.

Nesta quinta-feira (15), a ministra participou da instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar ações de resposta à Mpox. O COE-Mpox foi aberto na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em Brasília.

LEIA MAIS:

Mpox: OMS declara emergência mundial; saiba quais são os sintomas