Anvisa proíbe a venda de duas marcas de azeite e suspende lote de coco ralado
Confira as marcas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do azeite das marcas Serrano e Cordilheira em todo o território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24). Segundo a resolução, os produtos foram importados e distribuídos por empresas sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que impossibilita a identificação da origem dos azeites e levanta preocupações quanto à segurança e qualidade dos produtos.
Os azeites afetados são do tipo extravirgem, com acidez de 0,5%, e as marcas específicas são:
- Azeite de Oliva Serrano, extravirgem
- Azeite de Oliva Cordilheira, extravirgem
Além de proibir a venda, a Anvisa vetou a fabricação, importação, distribuição, propaganda e uso desses produtos.
Além do azeite: Anvisa suspende lote de coco ralado
Na mesma resolução, a Anvisa suspendeu a comercialização do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. A decisão foi motivada pela detecção de dióxido de enxofre em níveis acima do permitido. O conservante, quando utilizado em excesso, pode representar riscos à saúde.
A medida também determina o recolhimento do lote afetado, além de proibir sua distribuição e propaganda. O lote já havia sido retirado do mercado pela própria empresa, segundo comunicado da Coco & Cia. A empresa afirmou que foi notificada em junho, apresentou sua defesa, mas a solicitação de recolhimento foi mantida. Segundo a companhia, o lote foi distribuído apenas no Distrito Federal e o recolhimento foi finalizado em 29 de junho.
A empresa lamentou o ocorrido e declarou não entender por que a resolução foi publicada meses após o caso ser resolvido.
• Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados