AO VIVO: acompanhe depoimento do presidente da Anvisa na CPI da Covid
Antonio Barra Torres vai explicar sobre a negativa de uso da Sputnik V e "atrasos e omissões" do governo federal
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, é o depoente desta terça-feira (11) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal. Os principais pontos a serem abordados são a liberação das vacinas contra o novo coronavírus e a tentativa de alteração da bula da cloroquina para indicá-la ao tratamento da doença.
O depoimento dele estava previsto para semana passada, mas foi passado para esta terça-feira devido as sessões estarem sendo muito longas. Antonio Barra Torres foi convocado após quatro requerimentos apresentados à Comissão. O primeiro deles questiona o fato de a Anvisa ter negado autorização à vacina russa Sputnik V.
“O processo que levou à não liberação pela Anvisa da Sputnik V foi envolto em polêmicas e supostas pressões de ambos os lados. Tal processo merece ser apreciado por esta CPI e por isso é imperiosa a convocação”, argumenta Ângelo Coronel (PSD-BA), autor do requerimento.
Os outros três pedidos foram apresentados por Eduardo Girão (Podemos-CE), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Eles querem entender o porquê dos “atrasos e omissões” na compra dos imunizantes. “Só foi possível chegar a essa situação catastrófica por conta dos inúmeros e sucessivos erros e omissões do governo no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil”, justifica Rodolfe Rodrigues.