Aparecida diz que transmissão do coronavírus está em queda no município
Índice R na cidade é de 0.83, ou seja: a cada 100 pessoas infectadas, contaminam-se 83
O índice de transmissão de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, o índice R, é de 0,83. Ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, contaminam-se 83. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e foi um dos indicadores utilizados para avaliação do cenário pandêmico na cidade que possibilitaram a suspensão do modelo de escalonamento a partir da última segunda-feira (12).
“O ideal segundo a OMS é estar sempre abaixo de 1, o que demonstra estabilidade dos casos e da transmissão da doença no município”, afirma o secretário da Saúde, Alessandro Magalhães.
Esse índice é monitorado por meio de testagem em massa realizada no município. Ainda de acordo com a pasta, Aparecida já fez 325 mil testes de diagnóstico para covid-19, número relativo ao último boletim epidemiológico divulgado no dia 13 de julho de 2021. Média de 7 mil testes semanais.
A partir da testagem e consequente diagnóstico, os pacientes infectados são orientados e acompanhados pela equipe de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa.
O Mais Goiás já mostrou que os testes também permitem o sequenciamento genômico. As amostras de material coletadas para a realização dos RT-PCR’s que têm resultado positivo para a Covid-19 são armazenadas e formam um banco de dados, monitorado pelo município.
“Este é um excelente banco de dados que, se bem aproveitado e estudado, tem o potencial de nos ajudar a entender melhor a dinâmica de evolução e dispersão do vírus. Por isso investimos na contratação de parceiros que dispusessem de tecnologia e equipe treinada para a realização do sequenciamento”, aponta o secretário de Saúde.
Onde fazer teste
Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado em dois postos de drive-thru (Cidade Administrativa e Hospital Garavelo) e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s Alto Paraíso, Chácara São Pedro, Garavelo, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno e Pontal Sul), de segunda a sexta-feira. Em todos os locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados que apresentam sintomas graves.
Para realizar o teste RT-PCR para diagnóstico da Covid-19, a pessoa que apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas positivas pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à plataforma também pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida. Pelo aplicativo o paciente faz o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.