Aparecida (GO) realiza novo ciclo de vacinação infantil em CMEIs da cidade
A Secretaria de Saúde de Aparecida iniciou uma nova série de visitas em Centros Municipais…
A Secretaria de Saúde de Aparecida iniciou uma nova série de visitas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade para atualizar o cartão de vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade. A ação começou na quarta-feira (23) e segue até 8 de dezembro. As visitas ocorrerão das 14 às 17h. Todas as vacinas do calendário infantil serão ofertadas.
Os imunizantes serão aplicados mediante a apresentação do Cartão de Vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Os pais ou responsáveis que não estiverem presentes no momento da imunização precisam assinar um termo de autorização para que os estudantes sejam vacinados. Nesses casos, representantes das escolas serão os responsáveis por acompanhar a imunização.
A vacinação oferecida protege as crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, febre amarela e caxumba. A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades também será ofertada. Para esse grupo receber o imunizante é necessário apresentar laudo médico que comprove a condição.
Juntamente com a imunização, profissionais de saúde realizarão medição de peso e altura dos estudantes que recebem Bolsa Família. A aferição é etapa obrigatória do programa social e, geralmente, ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
Baixa procura
A intenção da prefeitura é levar a vacina para crianças, já que nem todos os pais ou responsáveis têm tempo de procurar postos de vacinação devido à rotina diária. Em setembro, o Mais Goiás mostrou que Aparecida tinha apenas 48% das crianças menores de 5 anos de idade com o cartão de vacinação atualizado. A taxa ideal é acima de 90%. Tanto que a prefeitura precisou prorrogar a campanha contra a poliomielite.