Apenas quatro mulheres são eleitas deputadas estaduais em Goiás
O número, apesar de baixo, é maior do que a quantidade das parlamentares eleitas no último pleito, em 2018
Apenas quatro mulheres foram eleitas deputadas estaduais em Goiás nas eleições deste domingo (2): Vivian Naves (PP), Bia de Lima (PT), Zeli (PRTB) e Rosangela Rezende (Agir).
O número, apesar de baixo, é maior do que a quantidade das parlamentares eleitas no último pleito, em 2018.
Atualmente somente duas mulheres ocupam vagas na Alego: Lêda Borges (PSDB) e Adriana Accorsi (PT), agora eleitas como deputadas federais.
Veja o perfil das candidatas eleitas:
Vivian Naves
Vivian é primeira-dama de Anápolis há cinco anos e foi a grande aposta do PP para recuperar o espaço perdido na Assembleia Legislativa. É funcionária efetiva e licenciada do Banco do Brasil, formada em Direito pela PUC Goiás e especializada em Processo Civil. Sua vitória é também demonstração de força do marido, o prefeito Roberto Naves.
Zeli Fritsche
Pelo segundo mandato consecutivo, Zeli é vice-prefeita de Valparaíso, município do Entorno do Distrito Federal. Nasceu em Santa Catarina e vive na região do entorno desde que se formou odontóloga, em 1986. O que seu grupo político diz é que ela foi a primeiroa dentista com diploma na cidade, a primeira a se especializar em Implantologia no DF, e que teve papel fundamental na emancipação do município (que até os anos 90 era parte de Luziânia).
Bia de Lima
Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego). Ao lado de Ieda Leal, comandou a entidade por vários anos e alcançou projeção – muito em função das greves que mobilizaram servidores da prefeitura de Goiânia e do governo do Estado. Era uma das três principais apostas do PT de Goiás, ao lado de Antônio Gomide e Luis Cesar Bueno.
Rosangela Rezende
É cirurgiã dentista e foi secretária de Saúde de Mineiros por 12 anos. Ela tem 55 anos e é servidora pública municipal pela cidade de Mineiros. Ela é pós-graduada em Saúde Coletiva e filha do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Mineiros, Agenor Rezende, .