Após casos da variante do coronavírus, governador do Pará decreta lockdown
Na sexta-feira, 29, foram descobertos dois casos da nova cepa da covid-19 no Estado, em confirmação feita pelo Instituto Evandro Chagas.
Ele explicou que tal atitude se deve à preocupação de que o sistema de saúde pública local entre em colapso. “Severas preocupações na capacidade do nosso sistema de atender a todos. Necessário para salvar vidas e evitar proliferação do vírus”, justifica o governador.
Na sexta-feira, 29, foram descobertos dois casos da nova cepa da covid-19 no Estado, em confirmação feita pelo Instituto Evandro Chagas. A variante que circula no Amazonas foi identificada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos de Santarém.
O avanço desta nova cepa é apontado por muitos especialistas como uma das razões para a explosão de casos e o consequente colapso no sistema de saúde no Amazonas.
Segundo estudos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a cepa teria surgido em Manaus em dezembro e vem se disseminando com rapidez. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante encontrada no Brasil já está em oito países.