Após desaparecer, menino de 2 anos é encontrado graças ao cachorro da família
Menor foi localizado a três quilômetros de casa. Caso aconteceu em Campinas (SP)
Um garoto de apenas 2 anos de idade foi encontrado por guardas municipais de Campinas, São Paulo, após ficar desaparecido por mais de quatro horas na noite da última segunda-feira (19). Segundo os guardas, o resgate foi possível graças ao cachorro de estimação da família, que acompanhou o menino durante todo o percurso.
De acordo com a Guarda Municipal de Campinas, o menor foi localizado a três quilômetros de casa.
Alessandra Dranka, mãe do menino, disse que estava lavando roupas quando percebeu que o filho não estava casa. “Foi muito rápido. Foram cinco minutos e já não o encontrei. Ele gosta muito de caminhão. Passou o que trabalha lá no sítio e eu acho que ele foi atrás”, disse a trabalhadora rural.
Desesperada, Alessandra acionou a Guarda Municipal por volta de 18h30. Dez viaturas começaram as buscas pela criança durante a noite.
Após quatro horas de buscas, o garoto foi encontrado ao lado de uma mureta de proteção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083). Segundo os agentes, o menor teria atravessado um túnel de 50 metros sob a rodovia.
Cão amigo
Após o garoto ser encontrado, os guardas disseram que, durante as buscas, ouviram o latido de um cachorro e decidiram seguir o som.
“Fizemos o patrulhamento naquela área e o cachorro começou a latir para a viatura. Nós tínhamos a informação de que o menino estava com seu animal de estimação, então chamou a atenção da equipe”, disse o guarda municipal Ataíde Barbosa.
“Nos deslocamos até o sentido do latido e aí sim obtivemos o êxito de localizar a criança”, acrescentou.
Após o resgate, o fujão foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde reencontrou a mãe, agora aliviada. “Primeira vez passando um susto grande desse. Fiquei muito grata com todos eles [guardas], por terem ajudado e por terem vindo tão rápido”, disse Alessandra.
O menino ficou em observação durante toda a noite na unidade de saúde e teve alta na manhã da última terça (20).
“Por medidas de segurança, o Conselho Tutelar foi acionado e, de acordo com protocolo, a assistente social da UPA fará uma visita domiciliar à família amanhã”, informou a prefeitura de Campinas, que ressaltou que esses procedimentos são de praxe.
+ Mulher reencontra cachorro perdido após sete anos e 1.600 km de distância; LEIA
+ Homem abandona cachorro por não ser de raça e é deixado pela namorada; vídeo
*Com informações do G1