SAÚDE

Após rompimento de cilindro, profissionais de saúde são transferidos de Ciams em Goiânia

Um paciente no Ciams Urias Magalhães, derrubou, sem querer, o cilindro de oxigênio

Parte dos funcionários que atuam no Centros Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães, em Goiânia, foram transferidos para os Centros de Atenção Integral em Saúde (Cais) Campinas e Cândida de Morais, pela prefeitura de Goiânia. A mudança ocorreu após a válvula de um cilindro de oxigênio se romper na unidade de saúde, na última quinta-feira (30).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o cilindro caiu, rompeu a válvula e atingiu a parede com força, causando um buraco na parede. Em seguida, ele foi parar no banheiro. Não houve feridos, apesar de quatro pacientes estarem no local.

Os atendimentos também foram transferidos para outras unidades. No entanto, uma equipe médica ainda atua no Ciams Urias Magalhães para atendimentos de urgência. O serviço de odontologia, farmácia e aplicação de vacinas ainda funcionam.

Devido aos estragos causados pelo rompimento do cilindro de oxigênio, a enfermaria do Ciam Urias Magalhães ainda passa por reforma. No momento do acidente, havia no local quatro pacientes e três acompanhantes. Niguém se feriu.

Acompanhante derrubou o cilindro sem querer

A secretaria municipal de Saúde disse, por nota ao portal, que a acompanhante de um paciente no Ciams Urias Magalhães, derrubou, sem querer, o cilindro de oxigênio. “Não houve explosão, mas o rompimento da válvula e liberação do gás que fez com que o cilindro se movimentasse e atingisse a parede do banheiro.”

Segundo a pasta, o cilindro foi imediatamente substituído por outro que já estava na unidade de saúde. “No momento do acidente, quatro pacientes estavam na sala e nenhum ficou ferido. A empresa responsável pela manutenção das unidades de saúde do município, ja está no local realizando os reparos necessários.”