BRT

Árvores retiradas na Avenida Goiás serão compensadas com plantio de 1.350 novas mudas

Além disso, até fevereiro de 2023 empresa fará plantio de mais 5 mil mudas por mês

3ª edição do Centraliza acontecerá na Avenida Goiás (Foto: Jucimar Sousa)
3ª edição do Centraliza acontecerá na Avenida Goiás (Foto: Jucimar Sousa)

A empresa que administra as obras do Bus Rapid Transit (BRT) irá plantar 1.350 novas árvores em substituição a 90 exemplares retirados na Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, em atendimento a Termo de Compromisso Ambiental (TCA), com autorização da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). A retirada das árvores da região está no projeto de transporte coletivo, que prevê estações de embarque e desembarque.

O TCA foi assinado com a empresa que administra as obras do BRT, e determina que as 1.350 mudas de árvores devem ser plantadas na Avenida Goiás e em locais de influência da obra, como vias adjacentes.

Para cada árvore retirada no trecho, outras 15 serão plantadas na região. Além disso, até fevereiro de 2023 a empresa que administra a obra fará plantio de 5 mil mudas por mês, o que totalizará 26 mil para cumprimento do acordo firmado.

Na Avenida Goiás, o novo plantio será feito na medida em que as obras de cada um dos três trechos entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, no Centro, forem concluídos.

Segundo a prefeitura, o objetivo da Amma é garantir que a arborização da cidade seja impactada o menos possível, assegurando o plantio e manutenção. Em 2021, foram plantadas mais de 60 mil árvores no projeto Arborizagyn.

A Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi contratada pela empresa que administra as obras, e será a executora das retiradas e dos novos plantios, além da irrigação e cuidados no desenvolvimento das mudas plantadas.