Assinada ordem de serviço para revitalização da Praça Cívica
O projeto que resgata as edificações art déco idealizadas pelo urbanista Atílio Corrêa Lima na década de 1930 foi doado à Prefeitura pelo Governo do Estado
//
Na presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), assinaram na manhã desta segunda-feira (02/02) ordem de serviço para início das obras de revitalização da Praça Pedro Ludovico Teixeira – mais conhecida como Praça Cívica – que abriga a sede do Poder Executivo, além de órgãos administrativos do Judiciário e da Prefeitura Municipal, e ainda, alguns equipamentos culturais como biblioteca, Cine Cultura e museus.
O projeto que resgata as edificações art déco idealizadas pelo urbanista Atílio Corrêa Lima na década de 1930 foi doado à Prefeitura pelo Governo do Estado, permitindo que se obtivesse junto ao governo federal recursos para a sua revitalização oriundos do PAC das Cidades Históricas.
Serão investidos R$12,5 milhões dos cofres da União, sendo a execução das obras responsabilidade da Prefeitura de Goiânia. A partir desta segunda-feira será desativado o estacionamento na praça, sendo que com o término das obras só serão liberados veículos oficiais para circular pelo seu interior.
Para o governador Marconi Perillo, o início das obras de revitalização da Praça Cívica é o pontapé inicial para se investir em um resgate histórico e cultural do acervo art déco presente prioritariamente no centro da capital. “Vemos essa ação como uma forma de comprometimento estabelecido entre o Governo do Estado, Prefeitura e governo federal em torno de obras que valorizem o patrimônio cultural e urbanístico das cidades, em torno da busca de resultados pelos mesmos objetivos”, analisou.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, declarou que parcerias dessa natureza conferem eficiência ao setor público. Ele informou que tem aproveitado a visita oficial para consolidar uma série de parcerias com a Prefeitura e analisar diversos projetos do Governo do Estado que sejam contemplados pela sua área. “Estou aqui para uma série de reuniões técnicas com vistas a contribuir com investimentos estruturais e de mobilidade urbana para a capital e todo o Estado”, informou.
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, agradeceu a sensibilidade do Governo do Estado em ceder o projeto arquitetônico de revitalização da praça dentro do tempo hábil para que ele fosse aprovado junto ao governo federal. Ele informou que a meta é concluir as obras dentro de dez meses, devolvendo o convívio do espaço público ainda no Natal deste ano.
MUDANÇAS PREVISTAS
- Elevar as ruas ao nível do passeio, com calçamento em pedra portuguesa e piso drenante;
- Interligar a ciclovia da Avenida Universitária com a Avenida Gercina Borges;
- Criação de uma arquibancada com 627 metros e capacidade para 900 pessoas;
- Implantação de novos 228 postes com a fiação subterrânea;
- Implantação de dezenas de bancos;
- Recuperação do projeto paisagístico do local, sendo necessária a substituição de alguns exemplares de árvores que apresentam riscos de Recuperação das fontes luminosas;
- Recolocação da escultura de Pedro Ludovico Teixeira em frente a uma das fontes luminosas;
- Construção de dois quiosques para lanchonete e banheiros públicos.