Arenga

Assista ao vídeo completo do bate-boca ao vivo entre jornalistas da Globonews

Demétrio Magnoli e e Sandra Coutinho discutiram durante programa da Globonews que tratava das eleições nos Estados Unidos

Discussão no programa Em Pauta, da Globonews (Foto: Reprodução)

Um bate-boca que aconteceu ao vivo no programa Em Pauta, da Globonews, viralizou nas redes sociais. Aconteceu ao vivo na sexta-feira (1º), durante um debate sobre o panorama políticos dos Estados Unidos a poucos dias da eleição presidencial, e envolveu a jornalista Sandra Coutinho e o comentarista Demétrio Magnoli.

A discussão começou por causa de um recorte de gênero que era feito sobre o comportamento do eleitorado norte-americano.

Sandra Coutinho tentou explicar a rejeição da candidata Kamala Harris, do partido Democrata, e disse que ela não é aceita por parte do eleitorado por misoginia (preconceito por mulheres), principalmente entre homens negros.

“Eu tenho lugar de fala, o caminho para as mulheres é mais difícil”, disse a jornalista, trazendo sua vivência pessoal para a pauta.

Magnoli contestou. “Não, não. Eu também tenho lugar de fala, porque sou um analista político. Analiso os votos de todos os setores do eleitorado, em qualquer país. Se você diz que eu não posso analisar o comportamento de parte do eleitorado, você está proibindo que eu exerça a minha profissão”, disse ele, insinuando censura.

O clima piorou quando Coutinho tentou explicar o ponto de vista, mas foi interrompida por Demétrio, que reforçou que o fato de ser comentarista lhe dava o ‘tal local de fala’.

A jornalista então acusou Magnoli de fazer mansplaining. O termo refere-se ao homem que tenta ensinar a uma mulher algo que ela já sabe, geralmente de maneira condescendente e bem simplista. Em resposta a isso, Demétrio soltou uma risada, o que incomodou Sandra Coutinho. “Eu acho que é feio você rir debochadamente. Eu não faço isso com você; tenho respeito pela sua opinião”, defendeu-se ela.

Assista ao vídeo da Globonews