Violência

Ataque a tiros em Viena deixa ao menos três mortos e vários feridos

Governo suspeita de atentado terrorista

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas em tiroteios próximos a uma sinagoga em Viena, capital da Áustria, em uma ação que o governo suspeita ter motivação terrorista. O ministro do Interior, Karl Nehammer, informou que um dos mortos era um dos suspeitos, e o segundo era um civil. A terceira vítima, uma mulher que havia ficado ferida no ataque, foi anunciada pelo prefeito Michael Ludwig.

Há também informações de um policial gravemente ferido. De acordo com a emissora austríaca ORF, 15 feridos estavam sendo tratados no hospital de Viena, sete deles em estado grave. A polícia disse que os tiros ocorreram em seis pontos diferentes, todos próximos à rua onde esta localizada a sinagoga.

Segundo a agência de notícias APA, além do suspeito morto, um outro teria sido preso. Em entrevista à emissora ORF, o ministro do Interior disse que o episódio pode ter sido um ataque terrorista. Uma testemunha falou em “50 disparos” ouvidos.

Apesar de o governo ainda não ter confirmado a motivação do ataque, o primeiro-ministro, Sebastian Kurz, chamou o ocorrido de um “horrível ataque terrorista” em uma publicação no Twitter, acrescentando que o exército atuaria em alguns locais na capital para que a polícia pudesse se concentrar em operações antiterrorismo.

Pelo menos um dos suspeitos ainda estava sendo procurado pela polícia, segundo o ministro do Interior. Ele também afirmou que as crianças não precisam ir à escola nesta terça-feira e que a segurança nas fronteiras do país está sendo reforçada.

— Reunimos várias unidades das forças especiais que agora estão procurando os supostos terroristas. Não estou limitando [a procura] a uma área de Viena porque os suspeitos estão se movendo — disse Nehammer à emissora ORF, pedindo ao público que fique em casa até que haja uma liberação.

O rabino Schlomo Hofmeister disse à rádio LBC, de Londres, que é morador do complexo da sinagoga e que estava no local no momento ataque:

— Ao ouvir os tiros, olhamos para baixo das janelas e vimos os homens armados atirando contra clientes de vários bares e pubs — disse ele. — Os homens armados correram e atiraram pelo menos 100 tiros ou mais na frente do nosso prédio.

Policiais averiguam uma pessoa em Viena, na Áustria, após tiroteios na cidade (Foto: Roland Schlager / AFP)

Mais cedo, um porta-voz da polícia afirmou que agentes foram enviados à área central da cidade. No Twitter, a corporação afirmou que houve um tiroteio que deixou algumas pessoas feridas e pediu para a população evitar ir à região.

“Tiros disparados no distrito de Inner City — há pessoas feridas. FIQUEM LONGE de todos os locais públicos ou transportes públicos”, afirmou a polícia.

Ruas foram bloqueadas em torno do centro da cidade. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas correndo enquanto é possível ouvir barulhos aparentemente de tiros. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, “condenou veementemente” o ataque “covarde”.