Horas depois de declarar apoio, por meio de um vídeo, a Marina Silva (PSB), o ator norte-americano Mark Ruffalo voltou atrás e afirmou, nesta segunda-feira (29/09), que não pode torcer por uma candidata que ‘tem uma aproximação difícil com temas como o casamento gay’.
No texto divulgado nesta segunda-feira em seu tumblr oficial, o ator diz que não sabia sobre sua posição ao gravar o vídeo. “(…) só vi o seu debate, onde ela disse que apoiou o casamento gay, e vim a descobrir depois o fato de que seu partido retirou o apoio a esta questão. Eu não posso, em sã consciência, apoiar um candidato que tem uma abordagem dura em relação a questões como o casamento entre homossexuais e os direitos reprodutivos, mesmo que o candidato esteja disposto a fazer a coisa certa sobre as questões ambientais”, escreveu o ator.
Marina diz ser defensora da união civil, mas não usa a palavra casamento. Seu programa de governo diz “garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo”. O ator demonstrou estar confuso com os termos usados pela candidata. “Neste momento, seria bom saber definitivamente como a candidata Silva se posiciona sobre estas questões e em termos inequívocos. Atualmente, é um pouco obscuro e incerto. Até agora, com base no que eu tenho sido capaz de recolher a partir dos poucos posts aqui, e do que está disponível na internet, estou retirando o meu apoio. Gostaria de pedir que sua campanha não usasse o meu vídeo de apoio até que ou afirmem o seu apoio para o casamento gay e os direitos reprodutivos das mulheres ou deixem claro como se posicionam sobre estas importantes questões.”
O ator também disse em seu texto não ser especialista em política brasileira mas que os “direitos das mulheres, direitos dos homossexuais e os direitos ambientais” fazem parte do seu conjunto de visão de mundo e que fica impossível para ele endossar um candidato em particular que não tenha essa mesma visão das três questões.
Marina se defende
Através de sua conta no Twitter, Marina Silva enviou mensagens direcionadas ao ator afirmando ser ‘uma histórica defensora dos direitos humanos’. Ela enviou a Ruffalo uma cópia de seu programa de governo, o qual, apesar das alterações, ainda possui pontos de defesa à comunidade LGBT.
Marina também disse ao protagonista de ‘Hulk 3’ e ‘Vingadores’ que a eleição no Brasil é recheada de ‘mentiras e acusações falsas’.
Ruffalo, então, pediu para que fosse enviado a ele o programa em inglês e questionou se ela era a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Até o momento, a candidata não respondeu o ator.