Automedicação causa seis mortes e quase mil notificações em Goiás
Anápolis lidera ranking de intoxicação por automedicação nos últimos três anos
Por Vinícius Marques
Goiás registrou seis mortes e 973 notificações de intoxicação por automedicação em 2023, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A cidade de Anápolis lidera o ranking de intoxicação por automedicação nos últimos três anos, com 755 casos, seguida por Goiânia com 744 registros, Aparecida com 585, Rio Verde com 321 e Formosa com 311 notificações.
De acordo com a SES-GO, a maioria dos casos de intoxicação por automedicação foi causada por antidepressivos e antipsicóticos.
Apesar da queda nas mortes causadas por intoxicação por automedicação, ainda foram registradas 24 óbitos em Goiás em 2021, e 21 em 2022. As notificações também apresentaram diminuição, saindo de 3,1 mil em 2021 para 3 mil em 2022.
Segundo a SES, a prática de tomar medicamentos por conta própria expõe a pessoa a uma série de riscos, podendo inclusive mascarar outros problemas de saúde mais graves.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Lorena Baía, alertou para os perigos da automedicação e orientou que a ajuda de um profissional deve ser sempre buscada nesses casos.