MASSACRE EM SAUDADES

Autor de atentado em creche em SC não conhecia as vítimas, diz prefeito

Homem de 18 anos que matou cinco pessoas, sendo três crianças, durante atentado

Autor de atentado em creche em SC não conhecia as vítimas, diz prefeito (Foto: Simone Fernandes/Arquivo Pessoal)

O homem de 18 anos que matou cinco pessoas, sendo três crianças, em um atentado a uma creche de Saudades, a 446 quilômetros de Florianópolis, não tinha relação com nenhuma das vítimas, segundo o prefeito da cidade, Maciel Schneider (PSL).

“Temos poucas informações porque está tudo ainda sendo apurado, mas o que sabemos até o momento é que o autor do atentado não tinha relação com nenhuma das vítimas, nem com as adultas ou as crianças”, afirmou ao UOL.

O político disse que as aulas presenciais na rede municipal foram retomadas no início do abril. A escola estava com 50% da capacidade de alunos durante o turno nesta manhã. Segundo a Polícia Civil, 30 crianças estavam no local no momento do ataque.

Scheinder falou ainda que a cidade está em luto e que a prefeitura dará apoio psicológico e social às famílias envolvidas no atentado.

“O que leva um jovem a fazer isso? A cidade e a população estão indignadas com o que aconteceu. Vamos prestar agora o nosso apoio às famílias para que recebam todo a aparato psicológico”, diz Maciel Schneider (PSL), prefeito de Saudades.

Atentado

De acordo com a Polícia Militar, ao menos cinco pessoas morreram depois que um jovem de 18 anos armado com um facão invadiu a CEI (Centro de Educação Infantil) Pró-Infância Aquarela, em Saudades —as vítimas são três crianças e duas mulheres.

Depois, o autor do atentado tentou se matar, mas foi interrompido por populares e está internado, com quadro de saúde estável. Ele foi levado ao Hospital Beneficente de Pinhalzinho, cidade vizinha, e depois transferido para o Hospital Regional de Chapecó. O rapaz não tem passagem pela polícia.

Segundo as investigações, a creche foi invadida por volta das 10h. O rapaz atacou inicialmente uma professora de 30 anos que estava na entrada do prédio. Ela chegou a correr do suspeito, mas não conseguiu escapar e morreu na escola.

Após atacá-la, ele teria entrado em uma sala de aula e desferido os golpes em crianças. No local, havia quatro alunos e uma funcionária da escola.

A Polícia Civil informou que duas crianças morreram no local e uma terceira veio a óbito após atendimento médico no hospital em Saudades. Todas são alunas da creche e tinham menos dois anos, confirmou o delegado Jerônimo Marçal.

Já entre as adultas, além da professora que morreu no local, houve uma funcionária ferida que foi hospitalizada, mas não resistiu.

Brasil teve 8 ataques em escolas nos últimos 10 anos; relembre.