80 ANOS DEPOIS

Avião americano que caiu durante a 2ª Guerra Mundial é achado no Rio Grande do Norte

Oito décadas após a queda, destroços do avião foram encontrados no fundo do mar

Avião americano que caiu durante a 2ª Guerra Mundial é achado no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação - Centro Cultural Trampolim da Vitória)

Pesquisadores do Rio Grande do Norte encontraram um pedaço de um avião militar dos Estados Unidos que caiu há cerca de 80 anos no litoral potiguar, durante as operações da Segunda Guerra Mundial. O hidroavião havia caído no mar, próximo a uma base militar americana em Parnamirim, em 13 de junho de 1942.

A estrutura do bimotor Catalina, do Esquadrão 83 da Marinha dos Estados Unidos, estava no fundo do mar da Praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape. O avião só foi encontrado no início deste mês.

Os destroços foram encontrados inicialmente por um mergulhador que ministrava um curso na região. Ao se deparar com a carcaça, avisou ao Centro Cultural Trampolim da Vitória, memorial que reúne fatos históricos sobre a presença americana no RN durante a Segunda Guerra Mundial.

O curador do centro cultural, Frederico Nicolau, acredita que existam ao menos outros 10 aviões perdidos no litoral do RN. Segundo documento citado pelo pesquisador, dos 10 militares que estavam na aeronave, sete morreram no acidente.

O que será feito com os destroços do avião?