GUERRA

Avião militar russo cai em área residencial perto da Ucrânia

Um caça-bombardeiro supersônico russo caiu nesta segunda-feira em uma área residencial de Yeisk, uma cidade…

Um caça-bombardeiro supersônico russo caiu nesta segunda-feira em uma área residencial de Yeisk, uma cidade no Sudoeste da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia, matando ao menos três pessoas e deixando outras 19 feridas, disseram as agências estatais. De acordo com o Ministério da Defesa, os pilotos conseguiram ejetar em segurança.

O avião militar caiu em um prédio de nove andares, onde moravam cerca de 600 pessoas, causando um incêndio gigantesco, disseram as autoridades da região de Krasnodar, onde ocorreu o acidente. De acordo com o Ministério de Situações de Emergência, o fogo atingiu uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, queimando do primeiro ao quinto andar do edifício.

O presidente Vladimir Putin foi informado do acidente e enviou seu ministro para Emergências e Saúde ao local. O Comitê de Investigação da Rússia anunciou a abertura de uma investigação criminal.

Mais cedo, o Ministério da Defesa indicou que o “combustível para aeronaves” Sukhoi Su-34 pegou fogo no “pátio de uma área residencial” onde caiu, em Yeisk, cidade localizada no Golfo de Tangarog, no Mar de Azov, em frente à cidade ucraniana de Mariupol, que é controlada pelas forças russas. O acidente foi notificado às autoridades por volta das 18h20 (12h20 no Brasil).

“Em 17 de outubro de 2022, enquanto subia para realizar um voo de treinamento do aeródromo militar do Distrito Militar do Sul, uma aeronave Su-34 caiu dentro da cidade de Yeysk”, diz a mensagem publicada pelo Ministério da Defesa no Telegram. “De acordo com o relatório dos pilotos ejetados, a causa da queda do avião foi a ignição de um dos motores durante a decolagem”.

Em imagens nas redes sociais, filmadas por testemunhas, o prédio é visto envolto em chamas.

O governador regional, Veniamin Kondratyev, disse no Telegram que “todas as unidades de bombeiros e resgate da região estão trabalhando para extinguir o fogo”.

Oksana, moradora da área onde o avião caiu, disse à AFP por telefone que a área foi isolada.

— Há risco de explosão. Está tudo em chamas. Há fumaça — disse.

Desde a invasão da Ucrânia pelas forças de Moscou, os voos foram proibidos em toda a região, exceto para aeronaves militares russas.

Acidentes de aeronaves militares são relativamente frequentes na Rússia.