investigação

Avião que caiu em Gramado não tinha caixa-preta

Avião tinha dez ocupantes e todos morreram. Dono e piloto era Luiz Cláudio Galeazzi. Ausência de caixa-preta atrapalha investigação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou à Polícia Civil do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (23), que o avião que caiu em Gramado no domingo (22) não tinha caixa-preta. As dez pessoas que estavam a bordo morreram, e outras 17 ficaram feridas.

A aeronave era um Piper Cheyenne produzido pela fabricante Piper Aircraft, dos Estados Unidos, entre 1984 e 1991. Por se tratar de um modelo com capacidade para até nove pessoas, ele não tinha caixa-preta – o que vai dificultar a investigação acerca dos motivos que levaram ao desastre.

“Então, a investigação vai ter que ser baseada, única e exclusivamente, nas imagens que a gente tem de câmeras de segurança e nos destroços da aeronave porque esse avião, infelizmente, não tinha a previsão de ter caixa preta. Ele não tem gravador de voo porque ele pode transportar até nove passageiros – você não é obrigada a ter. Então, acima disso, você precisa ter. Fora uma tecnologia mais antiga também. Hoje em dia, tem aeronaves um pouco menores até que já possuem”, explicou Fabio Borille, especialista em segurança de voo, ao G1.

O Piper Cheyenne é um avião pequeno, com motor à hélice: tem comprimento de 13,2 metros, altura de 5,1 metros e uma envergadura (distância da ponta de uma asa até a ponta da outra) de 14,5 metros. Tem capacidade de transportar quase uma tonelada de peso útil.

Ocupantes do avião

Ao todo, dez pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na manhã de domingo (22), em Gramado (RS). Um deles, o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, era dono da aeronave e também o piloto.

Os dez ocupantes do avião eram parentes. Junto com Luiz, a esposa e três filhas. O Esporte Clube Pinheiros divulgou a identidade de todos os passageiros que morreram, em nota de pesar. Confira:

Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);
Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz e mãe das três adolescentes);
Maria Eduarda Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);
Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Mateo);
Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);
Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).