Segurança

Balada Responsável reforça ações preventivas neste Carnaval

Um total de 105 policiais militares (que será somado ao efetivo que já atua em cada cidade) e de 80 servidores do Detran partiu rumo às principais cidades turísticas de Goiás


//

A Polícia Militar PM(GO) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran – Go) deram início na tarde desta sexta-feira (13/02) à Operação de Carnaval 2015 do Programa Balada Responsável. As atividades prosseguem até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, e têm como focos principais ações de fiscalização, com caráter educativo e preventivo, e voltadas sobretudo para  cuidados e segurança no trânsito, dentro das cidades e também nas estradas.

A solenidade aconteceu no pátio do Detran, na Cidade Jardim, em Goiânia. Na ocasião, foram repassados ao efetivo do Batalhão de Trânsito da PM diversos equipamentos que darão suporte técnico às operações. Entre eles, 60 etilômetros, 30 tablets, e 30 aparelhos de smartphones.

Também foram entregues 15 veículos novos (cinco caminhões guinchos, cinco saveiros e cinco sanderos), além de novos equipamentos de sinalização. Esses equipamentos e veículos irão reforçar a frota e os equipamentos com os quais as equipes já atuam.

Quase 200 servidores em 15 cidades
Um total de 105 policiais militares (que será somado ao efetivo que já atua em cada cidade) e de 80 servidores do Detran partiu rumo às principais cidades turísticas de Goiás. Além de Goiânia, as equipes atuarão em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Porangatu, Uruaçu, Aruanã, Catalão, cidade de Goiás, Três Ranchos, Jaraguá, Ipameri, Mineiros, Jataí e Goianésia.

Durante o feriadão de Carnaval, nessas localidades pedestres, foliões e condutores serão orientados sobre os riscos da combinação álcool e direção. Mas o trabalho da PM vai além disso. De acordo com o tenente-coronel da PM Wesley Portela, o efetivo estará atento e pronto em qualquer caso de não conformidade com a lei, como  excesso de velocidade, veículos roubados ou em más condições de tráfego, ultrapassagens em locais proibidos, falta de documentação do condutor, porte ilegal de armas e até apreensão de pessoas foragidas da Justiça.

Aos foliões que pegarão a estrada nestes dias o tenente-coronel da PM e o o diretor de Operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz recomendam, além da não combinação de álcool e direção, a verificação de todos os itens de segurança do veículo antes de se pegar a estrada (pneus, cintos de segurança, averiguação da parte elétrica, funcionamento de  limpadores de pára-brisa e, sobretudo, atenção especial às cadeirinhas para crianças).  Ambos  alertam ainda sobre os riscos das ultrapassagens em locais proibidos e orientam sobre a importância da obediência dos condutores à legislação de trânsito de uma forma geral para a ida e retorno tranquilo após o feriado.