Triste adeus

Barney, cão que ajudou em resgates de Brumadinho, é cremado em Santa Catarina

Cachorro morreu afogado durante buscas na água na sexta-feira (3). Avô de Barney esteve presente na cerimônia que teve homenagens dos Bombeiros

Por volta das 11h da manhã desta terça-feira (7) o cão Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, recebeu uma cerimônia de despedida e foi cremado em São José, Florianópolis. Conhecido por sua atuação nos resgates das vítimas de Brumadinho, o cachorro-bombeiro morreu em operação na última sexta-feira (3).

Ao som de sirenes ligadas, o ato foi aberto ao público, teve um minuto de silêncio e batida de continência dos membros da corporação, que proferiram algumas palavras antes de levar o corpo do labrador ao crematório.

A cerimônia também contou com o prestígio de outros cinco cães de buscas, três deles aposentados e dois na ativa. Ice, avô de Barney, esteve presente.

O labrador Ice, avô de Barney, foi à cerimônia de cremação (Foto: Corpo de Bombeiros/SC)
O labrador Ice, avô de Barney, foi à cerimônia de cremação (Foto: Corpo de Bombeiros/SC)

As cinzas de Barney foram colocadas em uma urna, que ficará com o soldado bombeiro Luciano Rangel, profissional que trabalhava com Barney. Em entrevista ao UOL, o tenente Ian Triska disse que o soldado bombeiro está muito abalado.

“Ele tem toda uma carreira com o cão, que inclusive ficava na casa dele. A corporação está dando apoio psicológico, mas depois que ele estiver melhor, a tendência é que ele tenha um novo cão, que deve vir dos Estados Unidos, de uma árvore genealógica boa”, disse o tenente.

Barney morreu nas buscas em Brumadinho (Foto: Reprodução/Instagram)
Barney morreu nas buscas em Brumadinho (Foto: Reprodução/Instagram)