BB tira anúncios de site acusado de postar fake e Carlos Bolsonaro reclama
Retirada ocorre após campanha de um movimento recém-criado com o objetivo de impedir a publicidade em sites considerados por eles 'racistas ou de fake news'. Outras empresas já aderiram
O Banco do Brasil (BB) informou que irá suspender seus anúncios em um site acusado de compartilhar notícias falsas. O anúncio ocorre após uma campanha promovida por um movimento recém-criado com o objetivo justamente de impedir a publicidade em sites considerados por eles “racistas ou de fake news”. Outras empresas também já anunciaram mudanças em suas políticas após a campanha.
O Sleeping Giants Brasil é um perfil no Twitter, criado na última segunda-feira, inspirado em uma página de mesmo nome que existe desde 2016 nos Estados Unidos. “Visamos impedir que sites preconceituosos ou de Fake News monetizem através da publicidade. Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”, diz a descrição do perfil, que tem 25 mil seguidores. Não há uma identificação sobre os responsáveis pela página.
Na terça-feira, a página cobrou o Banco do Brasil por anunciar no “Jornal da Cidade Online”, dizendo que ele é “um site conhecido por espalhar Fake News”. O site “Aos Fatos”, especializado em desmentir notícias falsas, já classificou o “Cidade Online” como “rede articulada de desinformação”. Recentemente, a Justiça do Rio de Janeiro condenou os donos do site a indenizarem o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por danos morais.
Nesta quarta-feira, o Banco do Brasil respondeu à publicação no Twitter dizendo que “os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado”. O banco acrescentou repudiar “qualquer disseminação de Fake News”.
Agradecemos o envio da informação, comunicamos que os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado.
Repudiamos qualquer disseminação de FakeNews.— Banco do Brasil (@BancodoBrasil) May 20, 2020
Outras empresas, como a Telecine, a Dell e o Canal History também afirmaram que vão deixar anunciar no “Jornal da Cidade Online” após a campanha do Sleeping Giants.
Após a publicação do Sleeping Giants, e antes do anúncio do Banco do Brasil, o “Jornal da Cidade Online” publicou um texto se dizendo vítima de um ataque “obivamente orquestrado”. O veículo também disse fazer parte de uma “tradição jornalística de mais de 40 anos, 13 deles em versão online” e afirmou atuar em “conformidade com todas as plataformas de anúncios e redes sociais das quais participa”.
O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) saiu em defesa do “Jornal da Cidade Online”, afirmando que o Banco do Brasil “pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”.
Marketing do @BancodoBrasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando….. agora é você ligar os pontinhos mais uma vez e eu apanhar de novo, com muito orgulho! Obs: não conheço ninguém do @JornalDaCidadeO pic.twitter.com/Ev4zc67K2G
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) May 20, 2020
Já o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, criticou o Sleeping Giants, dizendo que o perfil “precisa urgentemente deixar o viés ideológico de lado na hora de fazer suas supostas denúncias”. Depois, em resposta a uma pessoa que citou o caso, Wajngarten afirmou estar “contornando a situação”, sem entrar em detalhes.
@leandroruschel estamos cientes da importância do jornalismo independente. Nem toda a comunicação do que é público depende de nós, mas já estamos contornando a situação. Agradecemos pelo retorno e pode contar com o governo na defesa da liberdade de expressão.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) May 20, 2020
O GLOBO procurou o Banco do Brasil, para saber mais detalhes da decisão, e a Secom, para saber se Wajngarten está atuando para revertê-la, mas ainda não houve resposta. O perfil Sleeping Giants Brasil também foi procurado, mas igualmente ainda não houve retorno.