EVENTO RARO

Bebê nasce ‘empelicado’ em hospital de Iporá

"Este foi o vigésimo parto que acompanhei hoje", ressalta a médica

Bebê nasce 'empelicado' em hospital de Iporá (Foto: Reprodução)

O pequeno Rafael veio ao mundo, na manhã desta segunda-feira (6/5), de uma maneira um pouco inusitada. O parto, realizado no Hospital Evangélico de Iporá, na região Oeste de Goiás, é considerado raro, com o bebê envolto no saco amniótico.

A médica responsável pelo procedimento, Leandra Campos, explicou que se trata do nascimento do segundo filho da paciente. Com 39 semanas de gestação, o procedimento transcorreu sem complicações, refletindo o acompanhamento positivo realizado durante todo o pré-natal.

“Este foi o vigésimo parto que acompanhei hoje”, ressalta a médica.

Leandra Campos explica que em alguns casos a bolsa amniótica se rompe naturalmente antes do parto, enquanto em outros ela se rompe durante a abertura do útero. “E há momentos em que, mesmo após a abertura, a bolsa permanece intacta, proporcionando o privilégio de testemunhar o bebê ainda envolto, tranquilo, como se ainda não tivesse nascido”, acrescenta.

O que é um parto empelicado?

Um parto “empelicado” é uma situação rara em que o bebê nasce envolto no saco amniótico, também conhecido como membranas amnióticas ou bolsa amniótica. Geralmente, o saco amniótico se rompe durante o trabalho de parto ou logo antes do nascimento, liberando o líquido amniótico e permitindo que o bebê saia.

No entanto, em casos raros, o bebê pode nascer com o saco amniótico intacto, o que é chamado de “parto com o bebê envelopado”. Isso pode acontecer devido a várias razões, como uma bolsa amniótica resistente ou um parto rápido.