Besouro que usa “pum mortal” para se defender viraliza na web: “Parece meu marido”; vídeo
Cena com besouro bombardeiro já ultrapassou 30 milhões de visualizações

O vídeo de um besouro que solta um “pum mortal” viralizou no X (antigo Twitter) esta semana, acumulando 30,2 milhões de visualizações e mais de 221 mil curtidas. O bichinho na verdade é o besouro bombardeiro (Brachynus crepitans), que solta um jato tóxico e escaldante pelo traseiro como mecanismo de defesa contra predadores.
O fenômeno acontece porque o besouro tem duas glândulas no abdômen que armazenam hidroquinona e peróxido de hidrogênio, substâncias inofensivas isoladamente. Mas, quando um predador aparece, elas são liberadas para uma espécie de “câmara de explosão“, onde se misturam com enzimas e desencadeiam uma reação química violenta. O resultado? Um jato quente e tóxico, disparado com precisão contra a ameaça.
- Segurar um pum faz mal à saúde? Especialista explica o que acontece com o corpo
Nas reações do vídeo, os internautas entraram na brincadeira: “Muito triste pensar que outros animais vieram com poderes tipo peido ácido e nós viemos com depressão“, “Parece meu marido“, “Eu faço isso depois de uma lata de cerveja” e “Cansei de ser gente, quero ser bicho com poderes“, foram alguns dos comentários.
Besouro bombardeiro usa pum mortal para se defender; vídeo
Bombardier Beetles spray boiling acid (212 degrees f) as a defence mechanism against predators pic.twitter.com/ODcs28864f
— Nature is Amazing ☘️ (@AMAZlNGNATURE) March 25, 2025
Bombardier beetle
— Engaging Topics (@EngagingTopics) March 20, 2025
Bombardier beetles blast a hot, noxious spray with a pop from their glands when threatened. Stored hydroquinone and hydrogen peroxide react, catalyzed in a chamber. Heat and gas propel it—could be fatal to insects. pic.twitter.com/tCqDtEAomU
Preso solta pum na cara de repórter e vídeo viraliza
O que era para ser uma entrada ao vivo comum acabou se tornando num momento inusitado da TV. Durante o programa Tá Na Hora Minas, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, o repórter Pablo Tiago passou por uma situação, no mínimo, constrangedora. Enquanto tentava entrevistar um homem preso por suspeita de tráfico de drogas, o jornalista foi surpreendido por um pum do detido, que ainda estava dentro da viatura. Assista ao vídeo!
LEIA TAMBÉM:
- ‘Besouro Azul’ vai ganhar série animada