ANOMALIA

Bezerra nasce com seis patas e dois quadris no RJ

Uma bezerra nasceu com uma anomalia rara que fez crescer em seu corpo dois quadris…

Uma bezerra nasceu com uma anomalia rara que fez crescer em seu corpo dois quadris e seis patas. O animal passou por uma cirurgia bem-sucedida nesta quinta-feira (15), no hospital veterinário do Centro Universitário de Valença, município localizado ao sul do Rio de Janeiro e, de acordo com especialistas, deverá ser castrada e breve.

Segundo informações da TV Globo, a bezerra com a má formação congênita dos membros pode ter sido resultado de uma relação consanguínea, quando membros da mesma família cruzam e causam efeitos genéticos duplicados.

“Existem registros de casos com até oito patas. Mas, nesses casos, as patas eram penduradas no animal. Não eram articuladas no animal, como é o caso desta bezerra”, disse o professor universitário Joaquim Ferreira. “Além da dificuldade de locomoção, há problemas com feridas e vascularização nesses membros”, completou.

A cirurgia durou cerca de quatro horas e foi realizada durante uma aula da universidade com a presença de alunos. Apesar da correção, o animal terá problemas para se reproduzir. “Como a bezerra não tem condição de dar cria por conta das cinturas pélvicas, quando ela tiver um ano nós vamos castrar ela”, explicou o diretor do hospital, Jorge Henrique Sacramento Conceição, à emissora.

Animal depois da cirurgia (Foto: Divulgação/UNIFAA)

Nasce segundo bezerro com duas faces em um mês no Nordeste; leia.