Goiânia

Bittencourt acusa prefeitura de negligenciar iluminação pública e contribuir para violência

O município alega falta de recursos e entraves licitatórios para justificar a demora na reposição.

Decidido a promover o debate sobre Segurança Pública na eleição deste ano em Goiânia (apesar de a lei dizer que policiamento é responsabilidade do Estado), o engenheiro e pré-candidato a prefeito Luiz Bittencourt (PTB) acusa o prefeito Paulo Garcia (PT) de contribuir com a violência na cidade ao negligenciar a iluminação pública. De acordo com dados da própria administração, existem mais de 15 mil lâmpadas queimadas em toda a Capital. O município alega falta de recursos e entraves licitatórios para justificar a demora na reposição.

“Ruas escuras formam o ambiente ideal para ação de bandidos. Não adianta exigir do governo que aumente o investimento se, na porta de casa das pessoas, o poste não funciona. A criminalidade vai continuar alta de qualquer jeito”, afirma Bittencourt. “A prefeitura hoje demora muito para dar resposta aos problemas da cidade. Além da falta de dinheiro, argumento que na minha opinião não é válido, existe um outro problema muito grave: a inoperância, a incompetência e a falta de planejamento”.

Em consonância com o raciocínio do pré-candidato, o Ministério Público apresentou ação criminal ao procurador-geral de Justiça, Lauro Machado, no dia 17 de março deste ano, contra o prefeito Paulo Garcia por prática de crime de responsabilidade em função do atraso na troca de lâmpadas queimadas – falha que a administração municipal já havia se comprometido a sanar em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em abril de 2015.

Será a primeira eleição para prefeito de Goiânia em que o tema Segurança Pública será tratado em profundidade. Geralmente, este é um debate restrito a eleições para governador, já que a Constituição diz que o combate ao crime é responsabilidade dos Estados. Acontece que esta forma de enxergar o problema ficou ultrapassada e, na opinião de Bittencourt, as prefeituras e o Governo Federal não têm mais o direito de permanecerem omissas diante do avanço da bandidagem.

Em entrevistas, nas últimas semanas, o engenheiro e pré-candidato a prefeito pelo PTB demonstrou disposição em investir na Guarda Municipal, aumentando o seu efetivo, construindo uma Central de Inteligência e integrando as ações ao trabalho das Policias Civil e Militar. Bittencourt teve até uma reunião com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, para discutir o seu projeto.