No primeiro debate entre os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, realizado pela rádio Sucesso FM, Luiz Bittencourt (PTB) e Giuseppe Vecci (PSDB) se destacaram na apresentação de propostas técnicas para Goiânia e na demonstração de conhecimento real dos problemas da capital. Comandado pelo jornalista Oloares Ferreira, o debate, que durou duas horas, teve a presença de Luiz Bittencourt (PTB), Giuseppe Vecci (PSDB), Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSB), Francisco Júnior (PSD) e Delegado Waldir (PR).
O debate da Sucesso FM foi marcado pela cautela entre os pré-candidatos. O único momento de polarização ocorreu entre Bittencourt e Delegado Waldir. Bittencourt criticou o populismo e a demagogia na campanha e Waldir revidou. Fora isso, não houve embates entre os postulantes, que privilegiaram discussões sobre Goiânia e propostas para a Capital. O engenheiro Luiz Bittencourt e o deputado federal Giuseppe Vecci se destacaram dos demais ao focarem suas intervenções na apresentação de propostas e projetos técnicos.
Tanto Bittencourt como Vecci mostraram conhecer as principais demandas de Goiânia. O petebista voltou a apostar no discurso radical de que vai acabar com o excesso de cargos comissionados ao propor gestão 100% técnica. Adriana Accorsi preferiu não se concentrar em nenhuma área específica e citou a atual gestão da prefeitura de Goiânia como modelo de administração ao dizer que o governo de Paulo Garcia (PT) paga os servidores em dia.
O pré-candidato Vanderlan Cardoso então rebateu a deputada estadual, afirmando que pagar o funcionalismo de acordo com a lei não é virtude, mas, sim, uma obrigação do gestor público. Como em outras oportunidades, Vanderlan citou em excesso alguns feitos de sua administração em Senador Canedo, quando foi prefeito do município. No final, chegou a dizer que foi o melhor prefeito da história de Senado Canedo e queria fazer o mesmo sucesso na prefeitura de Goiânia.
O deputado estadual Francisco Júnior mostrou bom conhecimento dos problemas da cidade. E evitou se confrontar com qualquer outro pré-candidato. Lembrou que cresceu em Goiânia, foi vereador pela Capital e também secretário de Planejamento. Convidado a participar do debate, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) não foi ao debate e também não lembrado por nenhum dos participantes.
Críticas a Paulo Garcia
O prefeito Paulo Garcia (PT) foi a “Geni” do debate. Todos os pré-candidatos, até mesmo Adriana Accorsi – mais discretamente -, criticaram a administração do petista. O transporte coletivo foi alvo de ataques e Vanderlan Cardoso lembrou que Paulo Garcia prometeu construir 81 Cmeis, mas até agora fez poucas unidades.
Bittencourt afirmou que a atual gestão é a pior da história de Goiânia e que a prefeitura se transformou em plataforma eleitoral. O engenheiro criticou até o excesso de propaganda da gestão petista em tempos de crises. “Podem observar que em todo intervalo aqui do debate tem propaganda da prefeitura de Goiânia. Gastam dinheiro demais com propaganda”.