//
Nesta edição da Black Friday, além das falsas promoções de algumas lojas, um novo problema deve aborrecer o consumidor. Circulam no Instagram diversos perfis falsos de grandes companhias que tentam atrair seguidores oferecendo grandes descontos durante o evento.
O problema é que não é verdade. A Azul, a Gol, a Netshoes e a Vans Brasil alertaram em suas contas oficiais sobre o golpe. Os perfis oficiais de tais companhias são, respectivamente: @azulinhasaereas, @gollinhasaereasoficial, @netshoes e @vansbrasil. Os perfis falsos, em geral, levam o nome da empresa mais a palavra Black Friday.
Apelidada de “pegadinha do Instagram“, na verdade, trata-se de um golpe. O objetivo, no entanto, não se sabe. Segundo especialistas, perfis falsos são criados todos os dias para as mais diversas finalidades, desde divulgar links maliciosos, fazer phishing, mandar spam, etc.
A boa notícia é que é possível facilitar a vida do Instagram e denunciar tais conteúdos. Basta tocar na fotografia ou vídeo e abrir o menu da imagem no ícone dos três pontinhos (“…”). Lá, há a opção de “denunciar conteúdo impróprio”.