DIPLOMACIA

Bolsonaro cumprimenta e envia carta para o presidente dos EUA Joe Biden

Além de demorar mais de um mês para reconhecer a vitória de Biden, em mais de um momento Bolsonaro insinuou que as eleições dos Estados Unidos tinham sido fraudadas

Bolsonaro cumprimenta e envia carta para o presidente dos EUA Joe Biden

Bolsonaro anunciou pelo Twitter que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que tomou posse nesta quarta-feira (20). “Para marcar essa data, enderecei carta ao Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA.”

“Brasil e Estados Unidos coincidem na defesa da democracia e da segurança em nosso hemisfério, atuando juntos contra ameaças que ponham em risco conquistas democráticas em nossa região. Adicionalmente, temos cooperado para impedir a expansão das redes criminosas e do terrorismo, que tantos males causam a nossos países e ados demais países da América Latina e do Caribe”, escreveu em trecho.

Ainda no documento, o presidente do Brasil defendeu a luta conjunta pelo livre mercado e o crime organizado internacional. “Estamos dispostos a trabalhar juntos para que esses valores fundamentais estejam no centro das atenções, seja bilateralmente, seja nos foros internacionais”, continuou ao tratar de democracia e liberdades fundamentais.

Já no Twitter, Bolsonaro escreveu: “Cumprimento Joe Biden como 46º Presidente dos EUA. A relação Brasil e Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos.”

Vale lembrar que, além de demorar mais de um mês para reconhecer a vitória de Biden, em mais de um momento Bolsonaro insinuou que as eleições dos EUA tinham sido fraudadas. Desde o começo, o ex-presidente Donald Trump pregou esse discurso.

Veja a carta: