live

Bolsonaro diz que pode acionar Forças Armadas contra proibição inexistente do TSE

Presidente distorce proposta já descartada sobre uso de camisas da seleção brasileira por mesários, não por demais eleitores

Presidente Jair Bolsonaro durante live nesta terça-feira (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira que determinará às Forças Armadas o fechamento de seções eleitorais em que for proibido votar usando as cores verde e amarelo. Não há, contudo, qualquer vedação como a citada pelo presidente, que se baseou na notícia sobre uma proposta levada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tratava sobre trajes de mesários. A sugestão, já descartada pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, era para que as pessoas que forem trabalhar no dia da eleição não pudessem utilizar camisas da seleção brasileira de futebol.

— Estou convidando a todos, voluntariamente, votar com a camisa verde e amarelo. O que as Forças Armadas puderem garantir vocês votarem com verde e amarelo vai ser garantido. Vou determinar as Forças Armadas, que vão participar da segurança, qualquer seção eleitoral que for proibido de entrar com a camisa verde e amarelo não vai ter eleição naquela seção.

A lei eleitoral permite que eleitores utilizem camisetas ou outros adereços — como bonés e broches — de seus partidos ou candidatos preferidos. A legislação, contudo, proíbe que servidores da Justiça Eleitoral e os mesários usem “vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato”.

+ Justiça eleitoral alerta para proibições na hora da eleição; confira

Em uma live, Bolsonaro ainda confrontou Moraes e afirmou que o presidente do TSE temia que o “mundo” visse as imagens do Brasil “indo votar de verde e amarelo” e aparecesse uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal adversário na corrida pelo Palácio do Planalto, no primeiro turno.

— Estamos numa democracia ou no estado do Alexandre de Moraes? Está com medo do que? Que o mundo vai mostrar imagens do Brasil indo votar de verde e amarelo e qual é a preocupação, Alexandre? É que apareça o Lula ganhando no primeiro turno? — indagou.