Bolsonaro diz que refrigerante rosa do Maranhão ‘é boiolagem’; vídeo
Guaraná Jesus é popular na região. Presidente pediu desculpas nas redes sociais. "Fiz uma brincadeira, se alguém se ofendeu, me desculpa aí"
Em uma parada na cidade de Bacabeira, durante viagem ao Maranhão na última quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomou o refrigerante Guaraná Jesus, tradicional do estado, e questionou se teria virado “boiola”, devido à cor rosa da bebida.
“Agora, eu virei boiola igual maranhense, é isso? Olha o guaraná cor-de-rosa do Maranhão ai ó. Quem toma esse guaraná vira maranhense” disse, rindo, enquanto mostrava a bebida.
Minutos mais tarde, Bolsonaro volta a falar de “boiolagem” ao citar a cor do refrigerante. “Guaraná cor-de-rosa do Maranhão, fudeu, fudeu. É boiolagem isso aqui” afirma.
“Virei boiola, igual maranhense”: Bolsonaro faz piada preconceituosa em visita oficial ao Maranhão
Saindo da capital São Luís rumo à cidade de Imperatriz (MA), Bolsonaro brincou de forma homofóbica após beber um copo de Guaraná Jesus, bebida típica do estado pic.twitter.com/nWo7tbB7pe
— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 29, 2020
Desculpas
No mesmo dia, o presidente pediu desculpas após ter feito as piadas preconceituosas. “Pessoal, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo” disse Bolsonaro, durante transmissão ao vivo, enquanto bebia o refrigerante.
As piadas com o refrigerante foram feitas em um bar, enquanto o presidente tirava fotos com apoiadores. Durante a visita, Jair Bolsonaro conheceu o dono do estabelecimento e perguntou se “tudo era de graça”.
Repercussão
A declaração do presidente foi criticada pelo governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), que ainda prometeu processá-lo.
“Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda política. Será processado.”
Os deputados maranhenses Rubens Pereira Junior e Márcio Jerry, do PCdoB, e Bira do Pindaré (PSB) ressaltaram o desrespeito aos maranhenses. Parlamentares de outros estados também criticaram a fala, tida como homofóbica.
No Twitter, o episódio tem repercutido entre os usuários do microblog.
“Vamos todos hoje à noite comemorar tomando Guaraná Jesus, que é o guaraná do povo do Maranhão”, rebate @FlavioDino após piada homofóbica de Bolsonaro sobre o refrigerante rosa maranhense #jesus 🥤 pic.twitter.com/Ol9AlS57ep
— George Marques 🏡🇧🇷 (@GeorgMarques) October 29, 2020
o guaraná jesus entrando no corpo do bolsonaro pic.twitter.com/wMCpiMAfQt
— bruna (@brubsies) October 30, 2020
Aproveitando que Guaraná Jesus estás nos trends pra aclamar o melhor refrigerante do Brasil pic.twitter.com/3yXnWTFT3B
— Hannibal Lecter 👹 (@_jotajr) October 30, 2020
https://www.emaisgoias.com.br/conheca-bolsonaldo-o-sosia-comunista-do-presidente-bolsonaro/