Guerra

Bolsonaro está ‘mal-informado’ sobre guerra, diz representante da Ucrânia no Brasil

Encarregado de negócios criticou declaração do presidente brasileiro de que pais ficará neutro em guerra contra Rússia

Encarregado de negócios criticou declaração do presidente brasileiro de que pais ficará neutro em guerra contra Rússia

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro está “mal-informado” por defender uma posição de neutralidade na guerra entre Rússia e Ucrânia. Tkach disse esperar uma condenação mais forte do Brasil contra o conflito.

“Penso que o presidente do Brasil está mal-informado. Talvez seria interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva”, disse o encarregado de negócios, em uma entrevista coletiva em Brasília.

No domingo, Bolsonaro afirmou que o Brasil “não vai tomar partido” e que deve manter uma posição neutra em relação ao conflito.

Tkach, que atualmente é o chefe da embaixada ucraniana no Brasil, ressaltou que até mesmo a Suíça, que historicamente fica neutra em conflitos, também adotou sanções contra a Rússia.

“Nós esperamos que todos os países se unam em uma esforço para dissuadir uma maior agressão. Até um país neutro, que sempre foi neutro, Suíça, levantou sanções contra a Rússia”, disse.

O diplomata ainda rebateu a declaração de Bolsonaro de que seria um “exagero” tratar a ação militar russa como “massacre”, dizendo que pode divulgar vídeos das mortes de civis no conflito: “Talvez nós temos que apresentar mais dados sobre as perdas civis. Possivelmente vou pedir para os meus funcionários divulgarem mais vídeos das perdas civis.”