LEVANTAMENTO

Bolsonaro perdeu mais da metade dos eleitores de 2018, mostra pesquisa

Segundo Ipec, Lula e Sergio Moro se beneficiaram dessa queda na popularidade do presidente

PF conclui que Bolsonaro não interferiu na corporação por informações sigilosas (Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu mais da metade dos eleitores de 2018, como mostra a pesquisa divulgada pelo Ipec na última terça-feira (14). Segundo o Instituto Pedagógico de Educação e Cultura, os principais beneficiários dessa queda seriam o ex-presidente Lula (PT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos).

De acordo com o instituto, mais da metade dos eleitores do presidente apresentaram a intenção de mudar de voto. Dentre os entrevistados que afirmaram ter votado em Bolsonaro na última eleição, 45% manifestam intenção de votar novamente no presidente em 2022, enquanto 55% citam outras opções.

A pesquisa mostrou que 22% dizem hoje pretender votar em Lula, e 10% mostram preferência por Moro.

Ainda segundo o levantamento, 55% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Desde fevereiro, essa taxa subiu 16 pontos percentuais. No mesmo período, a aprovação do governo caiu de 28% para os atuais 19%.

A pesquisa do Ipec, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento, foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

LEIA TAMBÉM:

+ Moro diz ‘ter dúvidas’ se Bolsonaro e Lula vão aceitar debater com ele em 2022

+ STF tranca ação da PGR e mantém inquérito contra Bolsonaro por associar vacinas à Aids

*Com informações do O Globo