Bolsonaro recorre ao STF contra ação da CPI para bani-lo de redes sociais
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (27),…
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (27), contra decisões tomadas pela CPI da Covid em razão dele ter associado a vacina contra a Covid ao risco de infecção pelo vírus da Aids. Relator da ação será o ministro Alexandre de Moraes. As informações são do G1.
A CPI aprovou requerimento pedindo ao STF a quebra do sigilo telemático, o banimento do presidente das redes sociais e uma retratação pela declaração falsa feita em sua última live semanal de quinta-feira (21).
Inclusão no inquérito das fake news
Além disso, a comissão também quer que o ministro Alexandre de Moraes inclua a declaração de Bolsonaro sobre vacinas e Aids no inquérito das fake news, no qual o presidente já é investigado.
Na live, Bolsonaro disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid estariam desenvolvendo Aids. A afirmação foi desmentida.
Em razão da declaração, Facebook, Instagram e YouTube removeram a live do presidente. No pedido ao STF, a Advocacia-Geral da União afirma que Bolsonaro não pode ser alvo de uma CPI e que o requerimento extrapola as competências da comissão.