Bombeiros lançam Operação Férias Turista Seguro nesta sexta
Segundo a corporação, o Rio Araguaia é o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano. Durante a temporada, são esperados mais de um milhão de turistas somente em Aruanã
Em breve começam as férias, e com ela aumenta a frequência de pessoas em locais como o Rio Araguaia, e, consequentemente, também os riscos de afogamento. Para evitar que tragédias aconteçam, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lança nesta sexta-feira (1º/6), às 9 horas, a 42ª Operação Férias Turista Seguro.
Segundo a corporação, o Rio Araguaia é o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano. Durante a temporada, são esperados mais de um milhão de turistas somente em Aruanã, segundo dados da Prefeitura. O comandante da Operação Férias Turista Seguro será o Tenente Coronel Anderson Cirino.
“Todo o esforço institucional está sendo realizado para evitar tragédias, sobretudo no período de férias escolares. Desde o mês de fevereiro, o CBMGO tem realizado palestras e demonstrações nas escolas em todo o Estado, com ações preventivas que já atingiram mais de 20 mil crianças. Como parte do projeto, as crianças estarão presentes na solenidade para prestigiar o trabalho desenvolvido”, explica o comandante.
Colete salva-vidas
Este ano, o foco principal da Operação será no uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento, mas deve seguir critérios específicos. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.
O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.
Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.
Este ano a Operação quer agregar todas as boas iniciativas implementadas nos anos anteriores, com o foco na conscientização dos turistas com relação à utilização de coletes salva-vidas, tendo em vista que a maioria das pessoas que perdeu a vida por afogamento não utilizava o equipamento.
Postos
Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A 42ª Operação Férias Turista Seguro contará, como sempre, com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação. Haverá também um posto avançado em Alto Paraíso de Goiás, outro ponto muito procurado por turistas durante as férias.
Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações, entre outros.
Bombeiros Mirins
Outra iniciativa já consolidada e que também será promovida este ano é a da formação de turmas do Projeto Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia. Aragarças, Britânia, Faina, Bandeirantes, Aruanã, Cocalinho e Luis Alves sediarão o projeto que aposta nas ações educativas.
Os grupos, formados por crianças de ambos os sexos, recebem instruções de cidadania, ordem unida, educação física, técnicas de bombeiro, além de normas de segurança no Rio Araguaia e preservação do meio ambiente. O objetivo do Projeto Anjos do Araguaia é capacitar as crianças como agentes multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros, focada na prevenção dos acidentes e na promoção de boas práticas ambientais.
Em termos práticos, após orientações, os Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia atuarão percorrendo os acampamentos mais próximos, levando aos turistas e à comunidade orientações e informações sobre a preservação ambiental e as normas de segurança.