Operação carnaval 2017

Bombeiros registram queda nas ocorrências por afogamento, mas mortes no trânsito aumentam

Corporação registrou três mortes por afogamento e 28 em acidentes de trânsito neste ano. Em 2016, foram respectivamente cinco e 12

O Corpo de Bombeiros encerra nesta quarta-feira (1) a Operação Carnaval 2017, que teve como lema “Prevenção na Folia Garante a Alegria”. Apesar de a corporação registrar número de afogamentos menor que no ano anterior, os acidentes de trânsito foram mais graves e ocorreram em maior quantidade.

O tenente-coronel Eduardo de Sousa e Silva ressaltou que a operação deste ano resultou num decréscimo no número de mortes por afogamento. “No ano passado foram cinco ocorrências, e neste ano foram três, todas fora das áreas de proteção dos bombeiros”, ressaltou.

Conforme o tenente-coronel, o saldo é resultado do trabalho preventivo realizado pela corporação durante esta 29a Operação Carnaval. Além do reforço diário de 130 militares em 22 postos avançados de monitoramento, os bombeiros distribuíram cerca de 8 mil flyers com dicas de segurança e realizaram palestras educativas nas escolas, aulas práticas sobre prevenção de afogamentos para o público externo dentro de alguns clubes, orientações aos turistas, sinalização com placas para avisar local de risco de afogamento, delimitação de área de banhistas nos principais rios e lagos, campanha educativa em redes sociais e rádios com áudios e vídeos sobre cuidados com afogamentos.

Apesar do saldo positivo quanto ao número de casos de afogamento, as estradas revelaram uma situação mais preocupante. Desde o início da operação, na sexta-feira (24), os bombeiros registraram 28 óbitos por acidentes de trânsito neste ano, enquanto em 2016 foram 12.

Conforme Eduardo, dois dos acidentes foram responsáveis pela metade das mortes contabilizadas. Um deles, ocorrido na BR-020, próximo a Alvorada do Norte, deixou nove vítimas fatais, enquanto outro, na BR-453, próximo a Rio Verde, deixou cinco.

No total, os bombeiros realizaram 1.043 ações de resgate nos últimos cinco dias. No ano passado foram 878.