PROTEÇÃO

Bombeiros usam ‘maca bolha’ em transferência de paciente com suspeita de Covid-19 entre hospitais no Rio

Helicóptero levou vítima do vale do Rio Preto a Miguel Pereira utilizando aparato especial, que garante a segurança dos agentes envolvidos

O Corpo de Bombeiros realizou a transferência de um paciente com suspeita de coronavírus entre hospitais do Rio, com o uso de 'maca bolha'. (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros realizou, nesta quarta-feira, o primeiro transporte aéreo de transferência de um paciente com suspeita do novo coronavírus entre hospitais no Estado do Rio, com o uso de uma ‘maca bolha’. O helicóptero viajou de Vale do Rio Preto, na Região Serrana, para Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense.

A maca, uma cápsula hermeticamente isolada, conta a corporação, garante a segurança da vítima e dos agentes, evitando que haja qualquer tipo de transmissão do vírus.

O Corpo de Bombeiros  do Rio promoveu treinamentos especiais para os militares que atuam no Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da corporação sobre o uso correto do equipamento. A capacitação incluiu aspectos como desinfecção e montagem, prevenção e controle de exposição e deslocamento do equipamento até a aeronave.

Também houve instrução a agentes da Polícia Civil, que está dando apoio à ação por meio do Serviço Aeropolicial (Saer) da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).